“Sem a mobilização urgente da sociedade, destino do rio Joanes será a morte”

reuniao oscip riolimpo em lauro de freitas

Durante encontro realizado em 24/1, reunindo ambientalistas, acadêmicos e profissionais da área de planejamento urbano e sustentabilidade da RMS, o presidente da Oscip RioLimpo, Fernando Borba, apresentou relatório de atividades da entidade na gestão 2024 e um resumo do seu trabalho ao longo dos últimos 18 anos, sobretudo na defesa da recuperação e preservação da Bacia do Rio Joanes, que sofre contribuições negativas ao longo do seu curso, desde as nascentes, em São Francisco do Conde, até chegar na sua foz, na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas.

Segundo Borba, o reconhecimento público e técnico de parte dos governos federal e estadual sobre o trabalho desenvolvido pela Oscip RioLimpo não foi capaz de provocar a real necessidade de se priorizar da despoluição do rio Joanes nem a revitalização da sua bacia hidrográfica.

O rio Joanes possui cerca de 245 km de extensão de curso d´água, cortando os municípios de São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Dias D’ Ávila, Camaçari, Simões Filho, Salvador e Lauro de Freitas e representa cerca de 40% da água potável fornecida à Salvador e parte da Região Metropolitana.

reuniao oscip riolimpo em lauro de freitas

“Entendemos justo que o Governo do Estado cobre dos grandes consumidores pela água que retiram dos rios da Bacia do Joanes inclusive das águas subterrâneas, e o destino destes recursos serão para conservação a proteção dos recursos hídricos da região. Se fosse o petróleo retirado pela Petrobrás os municípios estariam recebendo royalties e porque quem lucra com as águas do Joanes não paga nada pelos milhares de litros da valiosa água dos nossos rios? Isso não é justo”, defende Borba.

Durante o encontro foram estabelecidas ações operacionais da entidade para cobrar do governo a formação do Consórcio Interfederativo dos Municípios da Bacia do Rio Joanes, com a participação dos secretários de meio ambiente e sustentabilidade, técnicos especialistas, órgãos governamentais da Área Ambiental, outras organizações não governamentais, com objetivo de criar o Projeto Integrado de Recuperação da Bacia do Rio Joanes; da criação do grupo de trabalho de gestão educacional para a implementação da matéria “educação ambiental” na grade curricular fundamental dos municípios da Bacia do Rio Joanes; a criação de prêmio destaque meio ambiente/sustentabilidade do setor público e privado, já para 2025, voltado para o setor público e privado dos municípios da Bacia do Rio Joanes, dentre outros assuntos.

Depois do pronunciamento de participantes do encontro, foram destacadas a importância da aproximação e divulgação das ações da Oscip RioLimpo junto aos condomínios localizados nas margens do rio Joanes e a agenda com os novos presidentes das câmaras de vereadores dos municípios. Para o Conselho Diretor da RioLimpo, sem o comprometimento efetivo das lideranças políticas neste processo , a “morte do rio Joanes” significará também o agravamento dos serviços de saúde e da economia da cadeia produtiva da região.

Fernando Borba, presidente da Oscip RioLimpo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui