Soluções arquitetônicas auxiliam no conforto térmico das residências, combatendo as altas temperaturas

0
302
dicas para ajudar a amenizar o calor em casa
FOTOS: PIXABAY

Estamos vivendo num mundo cada vez mais quente. Até mesmo em estações frias, como no inverno, os termômetros estão registrando 30, 40 graus em várias partes do Brasil.

Diante disso, o aumento da temperatura é uma realidade e a arquitetura de forma reativa vem buscando soluções que proporcionem conforto térmico, conceito que consiste na redução do consumo de matriz energética em troca para não sofrer com o calor

O primeiro passo diz respeito à construção da edificação. Antes de iniciar a obra, é preciso analisar o comportamento dos ventos para definir como aproveitar ao máximo a ventilação natural. Outro ponto é sobre a orientação solar. Entender como é a incidência do sol na residência é fundamental para evitar o aumento excessivo de temperatura e desconforto dos moradores.

dicas para ajudar a amenizar o calor em casa

“Analisar esses indicativos são fundamentais para adaptar um projeto e proporcionar um design inteligente que gere conforto.

No caso dos ventos, adotar elementos como ventilação cruzada e aberturas estratégicas para garantir ambientes mais frescos são soluções que evitam o uso de ventiladores e ar-condicionado, gerando economia de energia”, pontua o arquiteto Sérgio Ferreira.

Além desses elementos, um aliado de extrema importância são as áreas verdes, que contribuem para a redução da temperatura e melhoria da qualidade do ar. Portanto, introduzir vegetações na residência aumenta o bem-estar. “Nesse caso toda intervenção é bem-vinda. Em alguns casos, temos até telhados e paredes verdes, que absorvem os raios solares e estabilizam o ambiente de forma econômica”, finaliza.

Estudos ainda mostram que o uso de madeira, drywall, isolantes térmicos e até mesmo vidros, como os reflexivos e low-e, de baixa emissão, são aliados. Para viver com conforto, toda ajuda é bem-vinda.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui