Feirinha oferece produtos agroecológicos e orgânicos em Vilas do Atlântico

0
409

Quando pensamos em mudar os hábitos e adotar uma vida mais saudável, a alimentação fica no topo da lista de mudanças. Resistimos às frituras do fast food e corremos para o mercado em busca de frutas, verduras e legumes, preferencialmente naturais e sem conservantes ou agrotóxicos. Mas nem sempre encontrar alimentos agroecológicos e orgânicos é uma tarefa fácil: além da confiança na qualidade do produto, os preços dos orgânicos nas gôndolas dos mercados são de assustar.

Uma opção que se oferece atraente direciona para as pequenas feiras, realizadas por produtores rurais. Em Lauro de Freitas, desde novembro do ano passado, os produtores da Associação Agroecológica Jaqueira, de Amargosa, realizam a feira de produtos agroecológicos e orgânicos comercializando os mais variados produtos, de hortaliças às verduras e legumes, além de alimentos integrais e as PANC´s, plantas alimentícias não convencionais.

“O público que busca por produtos orgânicos em Lauro de Freitas está em crescimento, assim como no Brasil inteiro. O setor de orgânicos cresce 50% ao ano no país. As pessoas, depois de enfrentarem várias enfermidades, começaram a buscar um estilo de vida mais saudável”, frisa Daniel Santos de Oliveira, agricultor e educador popular agroecológico, responsável pela organização da feira na cidade.

Os impactos da pandemia também contribuíram para esse crescimento. Segundo balanço realizado pela Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos, referente ao primeiro semestre de 2021, 82% dos associados acreditam que a pandemia teve influência nas vendas. Em 2020, o mercado brasileiro de orgânicos cresceu aproximadamente 30% e movimentou cerca de R$ 5,8 bilhões. Para 2021, a projeção de 42% dos associados é de que o incremento oscile entre 20% e 30% no volume de vendas. Quanto ao formato de comercialização, o mapa de feiras orgânicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que na Bahia existam 59 mercados livres ativos, sendo 17 na capital e duas em Lauro de Freitas.

A Associação Agroecológica Jaqueira (@aajaqueira) existe há pouco mais de um ano, e já conseguiu consolidar feiras agroecológicas em Amargosa, onde nasceu, Salvador (nos bairros do Itaigara e 2 de Julho), e Lauro de Freitas. Além das feiras, Daniel destaca que a associação realiza outros projetos ecológicos, educativos e sociais. “A comercialização de nossos produtos é voltada para o fortalecimento das ações da Associação. Realizamos um projeto baseado na agroecologia comunitária natural, educação do campo, saúde integral, economia eco-solidária, ação solidária e cultura popular. Realizamos ações em Amargosa, Salvador e Morro do Chapéu. Estamos iniciando o fortalecimento de nosso trabalho em Lauro de Freitas. Queremos promover projetos no município, voltados para contribuir com a construção de uma vida mais saudável”.

Em Lauro de Freitas a demanda pela feira surgiu de clientes e parceiros que semanalmente se deslocavam até uma das feiras de Salvador. No início, as feiras aconteciam aos sábados, próximo do Shopping Litoral Norte, mas desde dezembro ganharam novo dia e local: espaço do restaurante vegetariano Health Valley, em Vilas do Atlântico (ao lado do Shopping Vilas Boulevard), às quartas-feira, de 18h30 às 20h30, e aos sábados, de 7h às 12h.

“Além desses horários, nossos produtos podem ser encontrados a semana inteira no hortifruti do restaurante. Temos uma ampla diversidade, trabalhamos com mais de 500 itens de produtos orgânicos, agroecológicos e naturais. Temos pães, lanches e marmitas integrais; kombuchas, PANC, uma ampla variedade de hortaliças e frutas. Aqui temos bardana, funcho, rábano, capuchinha, peixinho da horta, pak-choi, vinagreira, couve xangai, entre outras hortaliças difíceis de serem encontradas”, conclui.


 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui