O volume de chuva ultrapassou a média histórica de 247,36mm esperados para o mês de abril, em Lauro de Freitas. Até o momento, os equipamentos da rede de monitoramento de desastres naturais do Cemaden, instalados no município, registraram um acumulado de 397,20mm.
Na quarta-feira (24), técnicos da Defesa Civil estiveram no bairro da Itinga, para verificar possível risco de deslizamento, orientar os proprietários e colocar lona plástica. Nos últimos dias, fiscais do órgão também visitaram a Barragem Joanes 1, em Jambeiro, para verificar a quantidade de água recebida na represa.
O serviço de colocação de lonas é gratuito e a população pode entrar em contato pelo telefones: 199 (24h) | 71 3288-8628 WhatsApp (8h às 17h) | 71 3369-6699 (8h às 14h).
Macrodrenagem
O maior investimento em obras de prevenção às chuvas, em Lauro de Freitas, é a macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes e afluentes, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. De acordo com informações da prefeitura, foram construídas seis bacias/reservatórios, com capacidade de quase 1,5 milhão de metros cúbicos de água para controlar a vazão dos rios e nove canais em pontos estratégicos da cidade, evitando o alagamento nas ruas e casas.