No dia 30 de agosto o CeepTic Lauro de Freitas se transformou em um ponto de encontro crucial para especialistas, entidades e autoridades engajadas na preservação dos recursos hídricos e na conscientização ambiental, no evento SOS Rio Joanes 5, movimento promovido pela Oscip Rio Limpo e Rios Vivos, em prol da preservação e conservação do rio Joanes, recurso natural de inestimável valor para toda a região.
A programação ofereceu uma série de palestras que abordaram tópicos importantes para a proteção ambiental e o cuidado com os recursos hídricos.
Especialistas compartilharam seus conhecimentos e perspectivas em relação aos desafios enfrentados na região da bacia do rio Joanes.
Entre as palestras destacou-se a abordagem sobre a atuação do Ministério Público nas mudanças climáticas e a importância da proteção hídrica, apresentada por Cristina Seixas, promotora coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (CEAMA) do Ministério Público da Bahia.
A necessidade de considerar a gestão ambiental como política pública foi abordada pelo engenheiro sanistarista Joselito Oliveira, coordenador de projetos da Oscip Rio Limpo.
O evento também proporcionou uma análise aprofundada sobre a importância dos rios urbanos na economia dos municípios e na qualidade de vida da população. O engenheiro Eduardo Topázio, diretor de recursos hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), trouxe sua expertise sobre o assunto, ressaltando a ligação intrínseca entre a saúde dos rios e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
A relevância das águas para as religiões de matriz africana foi abordada de maneira sensível e impactante por Cláudia Pereira dos Santos, coordenadora do Movimento Negro Unifi cado de Lauro de Freitas (MNU).
O presidente da Colônia de Pesca Z57, de Buraquinho, Anderson Santana foi muito aplaudido quando falou da poluição do rio Joanes provocada pelos esgotos do rio Ipitanga e o sofrimento das marisqueiras e pescadores do rio morto, que a cada dia precisam ir mais longe, no mar, para pescarem peixes de qualidade. Reafirmou ser muito importante o apoio da comunidade às ações da Rio Limpo e que as autoridades precisam agir rápido para salvar o rio Joanes da agonia.
O evento também tratou do aspecto socioeconômico da região da bacia do rio Joanes, contando com a expertise de Cesar Meireles, especialista em desenvolvimento econômico.
Ao longo do dia, temas como ETS biológicas descentralizadas e reúso de água, o Projeto Guardiões das Águas dos rios Joanes e Jacuípe e o andamento das obras do sistema de esgotamento sanitário de Lauro de Freitas foram discutidos por especialistas renomados, como o professor Pedro Ornelas, vice-presidente da Oscip Rio Limpo e Thiago Hiroshi, gerente da unidade sócio ambiental da Embasa, juntamente com o agrônomo Evanildo Lima.
O encerramento do evento foi marcado por uma homenagem, mais que merecida, prestada por Fernando Borba, presidente da Oscip Rio Limpo, à personalidades que contribuíram para o sucesso do evento. Mauro Cardim, idealizador do evento e Leonardo Góes, presidente da Embasa, foram alguns dos homenageados que tiveram seus esforços reconhecidos em prol do engrandecimento do SOS Rio Joanes 5.
O evento reafirmou a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas, especialistas e a comunidade local para a preservação dos rios e recursos naturais, promovendo um ambiente de aprendizado, conscientização e engajamento para um futuro mais sustentável.